Visitar a China é sempre uma experiência inesquecível, pelo menos aos ocidentais. O contato com uma cultura tão antiga e tão diferente nos faz compreender e valorizar a diversidade cultural dos povos. Até os viajantes mais experientes consideram a China uma aventura por si só. As barreiras do idioma, da distância e até mesmo do sistema politico (que manteve a China “fechada” ao resto do mundo por muitos anos), tornam esta viagem extremamente diferente e exótica.

Se planejar para viajar para qualquer país é essencial, mas especialmente para a China é importante que você saiba de alguns pontos cruciais para que não seja pego desprevenido. Com tamanha distância cultura, é também importante tomar cuidados com alguns mal entendidos.

Neste post, trazemos 8 pontos cruciais que toda pessoa que deseja viajar para a China deve saber. Vamos lá?

 

  1. Qualquer tentativa sua de falar mandarim vai ser muito valorizada pelos chineses ao seu redor. Um simples “ni hao” (olá) pode render diversos elogios à você. Os chineses admiram muito estrangeiros interessados em aprender a sua cultura e vão adorar responder suas perguntas sobre ela.
  2. Falando em elogios, quando recebê-los, seja um pouco relutante para aceitar. Em vez de dizer um “xie xie” (obrigado) como fazemos no Brasil, é importante que você negue o elogio algumas vezes, demonstrando humildade. Isso vale também para presentes: os chineses amam trocar presentes mas é importante recusá-lo algumas vezes antes de aceitá-lo.

    Dica importante: se estiver viajando à negócios, à trabalho ou para estudar, é importantíssimo levar um presente (de preferência algo da cultura brasileira) para os chineses que vão te recepcionar e te acompanhar na viagem.

  3. Estrangeiros ocidentais ainda são raridade em algumas partes da China, então não se surpreenda se alguns chineses pedirem para tirar foto com você ou até mesmo tirar fotos escondidas em seus smartphones. Turistas com características diferentes das asiáticas (cabelos claros ou crespos, barbas e olhos claros) são tratados praticamente como celebridades e atraem olhares curiosos. Essa dica vale mais para quem vai viajar para regiões menos centrais da China, pois nas grandes cidades (Xangai, Hong Kong, Pequim, etc.) os chineses estão acostumados a ver muitos turistas.
  4. Apesar de a China ter inventado o papel, ele não é facilmente encontrado em banheiros públicos, até mesmo em banheiros de boates chiques. Carregue sempre um pacote de lencinhos de papel consigo e não seja pego de surpresa!
  5. Falando em banheiro: prepare-se para agachar! Os banheiros chineses são no chão, sem vaso sanitário para se sentar, o que causa muita estranheza aos estrangeiros. Com o aumento de estrangeiros no país, os locais públicos da China têm colocado algumas cabines com banheiros ocidentais.

    Tradicional banheiro chinês.

 

Apesar dessas dicas serem bastante relevantes, o mais importante de tudo é manter sua cabeça livre de preconceitos e aproveitar o privilégio que é conhecer cara a cara uma das civilizações mais antigas do mundo.

 

Por Mariana Madrigali

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *