Taiwan, que originou-se como continuidade da China Nacionalista, também recebe o nome de Formosa ou Taipé Chinês. É um Estado insular, isto é, composto territorialmente por ilhas: envolve a ilha de Taiwan (ou Formosa) e outras ilhas vizinhas, as Ilhas Pescadores, a Ilha de Pratas e várias ilhas situadas no Estreito de Taiwan (perto da costa chinesa). É banhado pelo Mar da China Oriental, pelo Oceano Pacífico, pelo Canal de Bashi e pelo Mar da China Meridional.

Taiwan, cujo idioma oficial é o mandarim, é um país que pode chamar a sua atenção, leitor da China Vistos, já que possui uma certa afinidade com a China contemporânea. Apesar de seu passado conflituoso em relação à República Popular da China, suas relações diplomáticas com o gigante asiático vem melhorando, graças à consolidação de laços econômicos que vêm sendo estabelecidos entre ambos.

 

taiwan
Bandeira de Taiwan

 

Você, leitor, pode cogitar visitar Taiwan porque o turismo é um setor importante da economia local e vem crescendo ano após ano. Neste artigo, trataremos dos vistos a turismo, a estudo e a negócios. Saiba agora tudo o que você precisa saber para tirar o seu visto para Taiwan e viaje tranquilamente!

 

Taiwan: origens, história e contemporaneidade

 

taiwan
Tsai Ing-wen é a atual presidente de Taiwan

 

O país foi formado após a derrota das tropas do General Chiang Kai-shek pelos comunistas liderados por Mao Tsé-Tung na Guerra Civil Chinesa, que culminou na Revolução Comunista de 1949. Esses setores nacionalistas, militaristas e conservadores fugiram para as ilhas que constituem o território de Taiwan, onde implantaram um regime militar encabeçado pelo ditador Chiang Kai-shek, que determinou um período pós-guerra bastante turbulento, marcado por perseguições e execuções contra críticos do governo e ausência de liberdade de expressão.

Esse cenário perdurou durante a Guerra Fria, com apoio do bloco liberal protagonizado pelos Estados Unidos, até seu fim. Com o fim do mundo bipolar, com as políticas de democratização e o surgimento dos tigres asiáticos, o cenário começou a mudar e vieram à tona as políticas de democratização e consideração dos direitos humanos. As relações econômicas e diplomáticas com os Estados Unidos foram mantidas e perduram até hoje, o que define fortemente o perfil de Taiwan desde suas origens.

Hoje, com todas as reformas liberais realizadas, tanto em sentido econômico como social, o cenário vem sendo alterado e cada vez mais “liberalizado”; ou seja, em Taiwan, as políticas econômicas neoliberais são, cada vez mais, intensificadas devido à integração do país aos Tigres Asiáticos e a democracia liberal é, cada vez mais, incentivada.

Um exemplo de aversão ao seu passado e de busca e valorização da democracia se deu no final do ano passado, quando o governo vigente, com aprovação dos poderes legislativo e executivo, resolveu remover todos os monumentos e símbolos que homenageavam o ditador. Outro exemplo, bastante característico da contemporaneidade, foi a eleição, pela primeira vez, de uma presidente mulher, Tsai Ing-wen, seguindo uma tendência global. Essa presidente, pertencente ao Partido Democrático Progressista, representa também um desafio à hegemonia do Kuomintang, que é o partido político que governou Taiwan por mais tempo ao longo de sua história.

 

Informações práticas sobre Taiwan

 

taiwan

 

É considerado um dos quatro tigres asiáticos, é a 26ª maior economia do mundo e contém uma alta indústria de tecnologia. O país é considerado “desenvolvido” em termos de IDH (apresenta um índice “muito elevado”) e é uma potência tecnológica, representando um papel importante no mercado internacional por produzir e exportar produtos de alto valor agregado e importar matéria-prima para desenvolvê-los. Uma outra característica marcante do país é a valorização da democracia liberal devido à necessidade de superação de seu passado autoritário, o que justifica o apoio que recebe de países das Nações Unidas e dos Estados Unidos, por exemplo.

Moeda: Novo dólar de Taiwan

Fuso Horário: UTC +8

Código Telefônico: 886

Vistos Consulares: Brasileiros necessitam de visto de entrada

 

Visto de turismo para o Taiwan

 

taiwan
Taipé, a capital do país, possui grandes pontos turísticos

 

Os documentos necessários para viajar para Taiwan a turismo são os seguintes:

  • Passaporte com validade mínima de 06 meses;
  • 1 formulário preenchido eletronicamente e assinado, através da página oficial;
  • 2 fotos 3×4 recentes e iguais, COLORIDAS (uma delas deve estar colada no formulário);
  • Cópia do Imposto de Renda Completo com Recibo de Entrega;
  • Copia dos 03 últimos holerites + cópia da carteira profissional (para empregado);
  • 03 últimos pró-labores + cópia do contrato social e do cartão CNPJ (para empregador);
  • Printer da reserva;

 

Observações:

  • Cidadãos estrangeiros devem acrescentar RNE válido e consultar se podem solicitar visto através de terceiros ou somente pessoalmente;
  • Argentinos devem requerer o visto pessoalmente em São Paulo, com um prazo de sete dias úteis;
  • O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permanecer (no máximo);

 

Visto de negócios ou estudo para Taiwan

 

taiwan
Trabalhar e estudar em Taiwan é cogitável para um brasileiro

 

Os documentos necessários para viajar para Taiwan a negócios são os mesmos que são requeridos a turismo, porém, neste caso, deve ser acrescentada a carta da empresa no Brasil e a carta de convite vinda da China. As observações que devem ser feitas também são as mesmas do visto de turismo.

Já no caso de viajar a Taiwan a estudos, os documentos necessários também são quase os mesmos que a turismo, mas deve-se acrescentar a carta de aceite da escola / instituição de Taiwan, acompanhada de carta emitida pelo Ministério da Educação em Taiwan. As observações a serem acrescentadas também são as mesmas do visto de turismo.

Interessados em estudar e/ou trabalhar na China também podem consultar artigos específicos que o blog da China Vistos tem sobre esses temas clicando, respectivamente, aqui e aqui.

 

Países isentos de visto para o Taiwan a turismo ou a negócios

Os cidadãos de alguns países são isentos de visto, por isso, caso você tenha alguma destas nacionalidades, não há a necessidade de requerer o visto.

Os países isentos de visto são: Alemanha; Áustria; Bélgica; Bulgária; Canadá; Chipre; Coreia do Sul; Dinamarca; Eslováquia; Eslovênia; Espanha; Estados Unidos da América; Estônia; França; Finlândia; Grécia; Holanda; Hungria; Irlanda; Islândia; Israel; Itália; Japão; Letônia; Liechtenstein; Lituânia; Luxemburgo; Malásia; Malta; Mônaco; Noruega; Nova Zelândia; Polônia; Portugal; Reino Unido; República Tcheca; Romenia; Singapura; Suécia; Suíça; Vaticano

 

Embaixada e Consulados Brasileiro no Exterior

  • Escritório Comercial do Brasil em Taipei – Brazil Business Center
    Endereço: 5F, No. 197, Chung Shan, nº rd, sec 06, Shihlin – Tapei – Taiwan
    Telefone: (8862) 2835-7388
    Fax: (8862) 2835-7121
    E-mail: comunicacoes@braziltrade.org.tw ou bbcsecom@ms24.hinet.net

 

Embaixada e Consulados de Taiwan no Brasil

  • Escritório Econômico e Cultural de Taipei em Brasilia – DF
    Endereço: SHIS QI 09 Conjunto 16, Casa 23 – Lago Su1, Brasilia – DF, CEP: 71625-160
    Telefone: (0xx61) 3364-0224
    Fax: (0xx61) 3364-0234
    E-mail: eect@uol.com.br
    Site: http://www.taiwanembassy.org/BR

 

 

Não se esqueça que você pode sempre contar conosco, da China Vistos, para tirar seu visto, não só para Taiwan, mas para qualquer país! Solicite um orçamento e retire seu visto com comodidade e rapidez!

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Rafael Queiroz

Fontes: Governo de Taiwan, G1, China Vistos, Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *