Conhecer uma das grandes metrópoles do mundo, e a maior cidade chinesa, é uma experiência única que combina, com perfeição, a tradição chinesa e o que há de mais moderno. Vai viajar para China? Quer saber mais sobre Shanghai? Então saiba mais sobre as maravilhas de Shanghai abaixo!

 

shanghai

 

Shanghai e as bases da maior cidade chinesa

Shanghai não apenas é o destino ideal para quem gosta da rica e grandiosa cultura chinesa, mas também para aqueles que admiram os grandes feitos do mundo moderno, como, por exemplo, grandes e tecnológicas construções.

Localizada na costa central da China oriental, Shanghai encontra-se à beira do Mar da China Oriental e no delta do rio Yangtze. Além de ser a maior cidade da China continental, é também notável por ser a cidade mais populosa da China, com uma população estimada em 24 milhões, e, segundo algumas pesquisas recentes, a mais populosa do mundo. Por estes motivos, Shanghai atrai muitas pessoas do mundo todo, não apenas turistas, mas também estudantes, empreendedores e aqueles que buscam empregos.

Foram 30 anos de intensas mudanças e investimentos para que Shanghai se tornasse a importante metrópole que é atualmente, figurando como a “cabeça econômica da China”. Entretanto, a cidade não deixou de lado a rica e milenar cultura chinesa; pelo contrário, é ainda muito bem preservada. Exemplos de obras históricas do povo chinês são encontrados na cidade, tais como o Jardim Yu, a cidade antiga de Shanghai, o Bund, o Templo Longhua, o mais antigo da cidade, e o Templo do Buda de Jade.

 

shanghai
O Templo do Buda de Jade, em Shanghai

 

No entanto, nem só de história vive a maior cidade da China. Shanghai é um verdadeiro contraste entre o antigo e o novo, a tradução e a inovação. A valorização do passado e a busca pelo futuro e pela modernidade coexistem nesta metrópole, e, por isso, é possível observar nitidamente a segregação física de ambos aspectos. Puxi e o distrito de Pudong, divididos pelo rio, representam perfeitamente as duas faces da cidade. A tradição e o passado chineses e a modernização avassaladora e “barulhenta” do mundo globalizado são separados pelo rio, mas podem ser encontrados por todos aqueles que visitam a cidade.

 

shanghai
Parque da Disney, em Shanghai

 

Quando tratamos do grande desenvolvimento dessa metrópole chinesa, é impossível não citarmos os grandes feitos da engenharia humana. Dois dos 10 maiores edifícios do planeta encontram-se nessa cidade, o Shanghai World Financial Center e a Torre de Shanghai. A ponte Nanpu, primeira ponte a atravessar o rio Huangpu, e a nova estação de trem-bala são outras grandes obras engenhosas dignas de visitação. Outras construções curiosas que são encontradas na cidade de Shanghai são o Parque da Disney de Shangai e a réplica da torre de Pisa da Itália.

 

Vida noturna e gastronomia em Shanghai

A cidade também não deixa nada a desejar quando se trata de vida noturna e gastronomia. Shanghai é conhecida como a cidade com a vida noturna mais agitada do país, destacando-se, principalmente, a região de Bund. Essa região abriga os restaurantes e bares mais bem avaliados da cidade, representantes tanto da culinária nacional, como também internacional.

 

shanghai

 

Para uma região que antigamente abrigava uma vila de pescadores e atualmente é denominada o maior porto do planeta, a região representa a nova cara da cidade e é o grande símbolo da globalização e dos investimentos chineses iniciados durante o século XX.

 

As múltiplas faces da maior cidade chinesa

Muitos dizem que Shanghai possui traços típicos europeus, um pouco de Nova York e também características típicas do Oriente, devido à variedade da arquitetura, da iluminação, da cultura e gastronomia. Essas características demonstram o cosmopolitismo da cidade e deixam claro o processo de globalização que sofreu durante os anos. O mais surpreendente é que, mesmo diante de tal modernização, a tradição, a história e a cultura milenar da China não foram perdidos, mas sim preservados, criando um ambiente único.

 

shanghai
Traços de arquitetura europeia, em Shanghai

 

Mesmo que não seja a capital chinesa, Shanghai é considerada a cidade com “mais cara de China” na nação, mas também é considerada aquela que mais se assemelha às cidades ocidentais. Logo, se o destino é a China, não há melhor lugar para conhecer a forte tradição chinesa e a impressionante tecnologia asiática do que a cidade mais populosa do mundo.

Ficou interessado em conhecer essa curiosa e fascinante cidade? Você pode com a ajuda da China Vistos! Entre em contato conosco e ajudaremos com seu visto e outras informações.

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Leonardo Souza Silveira

Fontes: The Culture Trip; China en Fotos; Kim; Uai; China na Minha Vida; China Link Trading; Wikipédia; Um Pouquinho de Cada Lugar; Arch Daily

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *