28 Curiosidades da China

28 Curiosidades da China

A China é um país milenar, com diversos costumes tradicionais e superstições, tudo parte de uma cultura riquíssima. O país possui diversos fatos interessantes e curiosos. Depois de termos mostrado alguns costumes chineses curiosos, trazemos agora uma lista com diversas curiosidades da China.

china_curiosidades

Dados Gerais sobre a China

1 – A China é considerada a maior civilização contínua, com alguns historiadores datando registros de 6000 a.c como o início da civilização chinesa. O país também possui a mais antiga linguagem escrita.

2 – A China é o 3º maior país em território (depois de Rússia e Canadá), com uma área de 9 596 961 km2. Faz fronteira com 14 países, e possui cerca de 5 mil ilhas ao longo de sua costa.

3 – Apesar do tamanho, toda a China está em um único fuso horário (UTC+8) por determinação do governo (ao contrário, seriam 5 fusos diferentes).

4 –  A população chinesa é a maior população do mundo, segundo dados da estimativa de 2015, possui um total de 1.372.470.000 habitantes (em 2º lugar vem a Índia, seguida dos Estados Unidos, da Indonésia e do Brasil em 5º lugar).

5 – Existem diversos ramos da língua chinesa. Os principais grupos de dialetos são, por exemplo o Mandarim (oficial), o Cantonês (região de Cantão), Wu (região de Shanghai), Hakka (etnia Han), Xiang (região de Hunan) entre outros.

6 – A palavra “China” deriva de “Qin”, que foi a dinastia responsável pela unificação da China pela primeira vez, em 221 a.C. (Imperador Qin Shi Huang – primeiro imperador de Qin), dando início ao império mais duradouro, que duraria até o ano de 1912, quando foi estabelecida a República.

7 – A maior construção do mundo é a Muralha da China. A Grande Muralha foi construída durante várias dinastias (início em 221 a.C, após a unificação da China pelo imperador Qin Shi Huang, sendo abandonada no século XV). Possui 21.196 km de extensão (incluindo todas as paredes já construídas, mesmo que não existam mais hoje).

 

Invenções chinesas

1 – Todos pensam que é uma das curiosidades da China, mas não. Os biscoitos da sorte não são uma tradição chinesa. Eles foram inventados em 1920 por um empresário em São Francisco, EUA.
china_curiosidades

2 – Existem 4 grandes invenções chinesas (四大发明): o papel, o compasso, a pólvora, e técnicas de impressão.

3 – Outra das curiosidades da China é que o papel higiênico também é invenção de lá, por volta da década de 1300 d.C., sendo algo apenas para uso dos imperadores.

4 – Os chineses inventaram as pipas (pássaros de papel), cerca de 3 mil anos atrás. Elas eram usadas para assustar os inimigos em batalha, e também para comunicação entre os batalhões de cada exército.

5 – Mesmo que Leonardo da Vinci (1452-1519) tenha levado o crédito pela invenção do paraquedas, os chineses já usaram homens amarrados a grandes pipas lá pelo século IV d.C.

6 – O Ping-Pong (乒乓球, pronuncia ping pang qiu) é um dos esportes mais populares da China, mas não foi inventado lá. Foi inventado na Inglaterra, no século XIX e era chamado de tênis de mesa.

7 – Além disso, a China inventou o sorvete, e Marco Polo teria levado a receita com ele para a Europa. A receita original era uma mistura de arroz com leite congelado quando colocado na neve.

8 – Pelo século IV a.C., os chineses já perfuravam o solo em busca de gás natural, e o utilizavam como fonte de calor, antecipando-se à prática ocidental em cerca de 2 mil anos.

9 – Os chineses usavam o sistema decimal desde o século XIV a.C., quase 2.300 anos antes do primeiro uso conhecido pelos matemáticos europeus. A matemática chinesa evoluiu independente dos gregos, e isso é um fato muito estudado por historiadores da matemática.

10 – Os chineses produzem a seda pelo menos desde 3.000 a.C. A lenda diz que foi a esposa do Imperador Huang Di que descobriu a seda, quando um casulo do bicho da seda caiu no seu chá e se desfez na água quente, mostrando a seda.

Os chineses guardavam fortemente os segredos da produção de seda na China, e qualquer um que fosse pego roubando e traficando ovos do bicho da seda ou outros segredos fora da China era morto.

 

Animais na China

Entre as curiosidades da China, podemos também citar as superstições chinesas e as crenças na sorte que alguns animais trazem.

1 – A carpa é um símbolo de força e perseverança. As escamas e bigodes do peixe lembram um dragão, que é o maior símbolo de poder na China. Os peixes tem um papel muito importante na cultura chinesa pois as palavras “peixe” e “abundância” tem a mesma pronúncia (“Yu”).

2 – O pássaro mais importante nas lendas chinesas é a fênix, que representa o poder feminino da imperatriz. As garças, pássaros graciosos, símbolo de vida longa, também são muito importantes nas lendas chinesas.

china_curiosidades

3 – Enquanto na cultura ocidental ele é tipicamente visto como uma criatura má, o dragão na China está em 1º lugar entre os 4 grandes animais da mitologia chinesa, que inclui a fênix, o tigre, e a tartaruga. O dragão é normalmente associado com o imperador.

4 – O Panda é um animal nativo da China. É uma espécie em risco, pois seu habitat foi reduzido de forma muito rápida, e tem uma natalidade baixa. Uma das razões também foi a grande fome após o boom populacional em 1949, que aumentou a caça aos animais selvagens, e a demanda no mercado negro pela pele dos pandas. Em 2013, existiam 2.239 pandas no total, na China e em zoológicos no mundo.

5 – O morcego é um símbolo de boa sorte, e é frequentemente representado na porcelana chinesa e em vasos. O ideograma de morcego (蝠 ) é homônimo de boa fortuna, bençãos (福 ).

6 – A política do filho único ficou mundialmente conhecida. Mas, também existe uma medida de controle com relação ao animais domésticos. Cada família pode ter um cachorro e outros animais de até 35 cm de altura.

 

Outras curiosidades da China

1 – A cor do luto e dos funerais na China é o branco, e não o preto.
china_curiosidades

2 – De acordo com a lenda popular, o chá foi descoberto por Shennong (uma figura da mitologia da China antiga), no ano de 2737 a.C., quando uma folha de chá caiu dentro de sua água fervente, descobrindo o chá. Hoje, o chá é uma necessidade diária para a população chinesa.

3 – O feriado mais importante na China é o Ano Novo Chinês. Ele segue o calendário Lunar, diferente do nosso calendário, e o aniversário de todos acontece numa data diferente, pois se segue esse calendário.

O calendário lunar é o mais antigo do mundo, com suas origens datando de 2.600 a.C. Ele possui 12 signos do zodíaco, representados por animais (rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro, e porco).

4 – A cor vermelha simboliza felicidade para os chineses, e é muito usada nos festivais e outras ocasiões, como aniversários e casamentos.

5 – Outra das curiosidades da China que muitos não sabem, é que o porto de Shanghai recebia judeus fugindo do holocausto sem exigir um visto de entrada. Sabe-se que alguns milhares de judeus conseguiram se refugiar na China durante a guerra.

Fonte:

http://www.chinalinktrading.com/blog/28-curiosidades-da-china/