Que tal explorar novos destinos em sua viagem à China? Quando pensamos na China, lembramo-nos sempre dos pontos turísticos mais conhecidos do país, como, por exemplo, a Muralha da China; ou ainda, sempre nos programamos para visitar as grandes metrópoles chinesas, como Shanghai, Pequim, Hong Kong e Macau, não é mesmo? No entanto, a China é um país enorme, muito rico e diverso, tanto culturalmente, quanto ambientalmente. Que tal, então, nos afastarmos das grandes atrações que as grandes cidades chinesas podem lhe oferecer e visitar Guilin, no sul da China? Saiba mais sobre Guilin e suas atrações abaixo!

 

guilin

 

Guilin

Guilin (桂林), cujo nome significa “floresta de osmanthus” – devido à abundância de tais flores na cidade -, localiza-se no sul da China, na região autônoma de Guangxi, e é um destino turístico muito popular famoso por suas belas paisagens, montanhas, grutas, rios, lagos e cavernas. Próximo de Guilin também encontra-se o distrito de Longsheng, conhecido por seus terraços de arroz Longji.

Com uma longa história, de mais de 2.300 anos, a cidade já passou por tempos tempestuosos, com diversos conflitos por seu controle, uma vez que sua localização é estratégica. Atualmente, a cidade possui uma forte indústria do turismo ao aproveitar suas belezas naturais e, por isso, oferece diversos passeios e atrações àqueles que a visitam.

As melhores épocas para visitar Guilin são o outono e a primavera. Você pode conferir também outros dados úteis para viajantes que querem visitar a região, como mapas, o que vestir e telefones através do site gorvenamental da cidade, clicando aqui.

 

Onde ir e o que fazer na região de Guilin?

Se você vai visitar Guilin, é interessante conhecer algumas das atrações para se programar com antecedência e não perder nada! Entre as principais atrações estão o passeio de barco ao longo do Rio Li, o Monte da Tromba do Elefante (ícone e referência da região), a Reed Flute Cave, as Pagodas do Sol e da Lua, os campos de arroz de Longji, o show Impression, etc. Confira agora o que fazer em Guilin!

Rio Li

Afluente do Rio Xi, o Rio Li é um dos mais famosos do país quando falamos do ecoturismo. Os passeios nos barcos te levam a cenários muito diferente daqueles das cidades chinesas.

 

guilin
Embarcações de bambu navegando no Rio Li, em Guilin

 

As paisagens características da beira do Rio Li são repletas de montanhas, belas vegetações, grande biodiversidade e plantações de arroz. Se você planeja visitar a região na alta temporada, prepare-se para enfrentar barcos lotados.

 

Monte da Tromba do Elefante

 

guilin
Turistas caminhando no Monte da Tromba do Elefante, em Guilin

 

Encontrado no Rio Li, a formação rochosa possui este nome porque tem um formato exótico que aparenta uma tromba de elefante. Esse ponto turístico de Guilin, que pode ser visitado através de barco, lota em épocas de alta temporada.

 

Reed Flute Cave

 

guilin
Turistas apreciando as luzes coloridas na Reed Flute Cave

 

As cavernas exuberantes de Guilin apresentam ao turista vistas inesquecíveis. As luzes coloridas e chamativas iluminam as estalagmites e estalactites e conferem um ar chamativo no interior dessa belíssima caverna.

 

Pagodas do Sol e da Lua

 

guilin
A frente, a Pagoda do Sol e, ao fundo, a Pagoda da Lua

 

São obras típicas da arquitetura chinesa antiga e representam um marco na cidade. A Pagoda do Sol é feita de cobre e possui 41 metros de altura, além de apresentar uma iluminação amarela. A Pagoda da Lua possui 35 metros, é constituída de mármore e possui uma iluminação branca. Indica-se a visita durante a noite.

 

Campos de arroz Longji

 

guilin
Campos de Arroz em Guilin

 

Essas plantações são feitas em degraus, assim como já eram realizadas há séculos na região. A região montanhosa vale a visita, pois além de apresentar uma bela paisagem, o turista pode conhecer intimamente a vida rural da população local (Etnia Miao, Yao e Zhuang).

 

Espetáculo Impression

 

guilin
Espetáculo Impression no Rio Li

 

O espetáculo Impression é um show de luzes, danças culturais e músicas locais que ocorre no Rio Li e possui as montanhas da região como plano de fundo e cenário. Uma atração única e belíssima que vale a pena presenciar.

 

 

Yulonghe

 

guilin
Tradicionais embarcações de bambu em navegação

 

É um passeio muito divertido e atrativo para turistas que desejam navegar em uma embarcação de bambu; navegação tradicional da região.

 

Festivais da região de Guilin

Dependendo da época em que você visitar a região, poderá conferir de perto alguns dos festivais promovidos anualmente  na cidade. Entre os principais estão:

 

  • Festival de Arte de Guangxi Zhuang (03 de março): em sua origem, o festival começou como um “festival de música” da etnia Zhuang e hoje é um grande Festival de Arte local.
  • Ano Novo Miao (outubro – data varia de acordo com calendário lunar e localização): a temática do festival envolve o namoro juvenil. Os homens tocam flautas de bambu para atrair a atenção de jovens mulheres, que se vestem para impressionar (essa é a etnia dos adereços de prata).
  • Festival dos Fogos de artifício (data móvel – confira antes de sua viagem!): pertencente ao povo Dong, as celebrações do festival envolvem, de acordo com a superstição da cultura chinesa, a soltura de três fogos; para a prosperidade, boa sorte, e uma boa colheita.

 

E aí, o que achou das belezas naturais de Guilin? Também gostou? Que tla colocar em seu itinerário de viagem à China?

Não se esqueça que com a ajuda da China Vistos você pode conhecer tudo isso e muito mais. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Leonardo Souza Silveira

Fontes: Abril; Tripadvisor; National Geographic; China na Minha Vida; China Tour Guide; China Highlights; Visit Our China

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *