Na China, assim a religião e a cultura do país, a gastronomia é exótica e possui características únicas, além de muitas curiosidades! Nesse artigo você descobrirá a gastronomia chinesa de acordo com a região que planeja visitar, nomes de alguns dos mais importantes restaurantes das cidades mais visitadas, lista de alguns dos pratos chineses que são “obrigatórios” para o paladar do viajante, entre outras curiosidades. Confira abaixo!

 

gastronomia chinesa

 

A gastronomia chinesa de acordo com a região

Pequim: A gastronomia dessa cidade é uma das que mais chama a atenção dos turistas. A cozinha dessa região sofreu inúmeras influências tais como a muçulmana, a manchu e a Shan Dong. O pato assado – Bei Jing Kao Ya – é um dos pratos símbolos dessa região. O pato é servido fatiado nos restaurantes e em alguns há um profissional que faz o corte ao lado da mesa dos clientes.

 

gastronomia chinesa

 

Sichuan: Localizada no oeste do país, essa culinária caracteriza-se pelo sabor picante e forte. Temperos como pimenta, gengibre e alho são característicos dessa cozinha. O macarrão de chilli, frango xadrez e o pato crocante aromático são pratos típicos que os locais adoram. É provável que essa região tenha uma das culinárias mais peculiares da gastronomia chinesa.

 

gastronomia chinesa

 

Guangdong: Localizada no sul da China, a grande característica da culinária dessa região é a maciez. Os pratos mais consumidos são alimentos refogados e fritos. Nessa região, o prato mais conhecido entre locais e turistas é o prato “Luta entre o dragão e o tigre”. Nesse prato são encontradas carnes exóticas como a de guaxinim e de serpente (carne famosa entre os locais), além de folhas de limoeiro e crisântemo.

 

gastronomia chinesa

 

Alguns dos restaurantes inesquecíveis na China

Quanjude Roast Duck Restaurant: Turistas de todo mundo recomendam esse restaurante e afirmam que lá encontra-se o melhor pato lacado da cidade de Pequim. Esse restaurante, cuja fundação ocorreu durante a dinastia Qing, serve anualmente um número absurdo do pato lacado, mais de 2 milhões. Devido a procura desse prato, é recomendável fazer uma reserva bem antecipada.

 

gastronomia chinesa

 

New Yong´An: Essas barracas localizam-se na cidade de Shanghai. Essa opção de gastronomia chinesa é para quem busca algo exótico. Há muitas barracas de rua nesse local, nas quais o turista poderá provar comidas peculiares como lagarto, escorpião e sapo. Mas também há comidas mais ocidentais como deliciosos bolos de milho e salsichas. Mesmo que sejam barracas de rua, turistas afirmam que toda a gastronomia chinesa do local é manuseada de forma limpa e segura.

 

gastronomia chinesa

 

Ultraviolet: Localizado em Shanghai, esse restaurante é mundialmente famoso. Entretanto, esse restaurante é escondido, sendo possível experimentar seus pratos apenas através do ônibus que o restaurante disponibiliza. O preço é elevado, mas os clientes nunca reclamaram da gastronomia do restaurante.

 

gastronomia chinesa

 

Mei Fu Jia Yan: Esse restaurante, na cidade de Pequim, possui um cardápio com mais de 600 opções da rica gastronomia chinesa, além de outras gastronomias. O restaurante foi fundado em homenagem ao músico Mei Lanfang. Sua margem de preço é 500 yuan.

 

gastronomia chinesa

 

Peninsula: Esse inovador restaurante da gastronomia chinesa localiza-se em Guangzhou, na Ilha de Ersha. Os preços dos pratos são elevados, então vá preparado. Há uma bela e característica iluminação em neon, em sintonia com o mar.

 

gastronomia chinesa

 

5 pratos da gastronomia chinesa que todo turista deve experimentar

Gua-bao: Pão chinês recheado com carne

 

gastronomia chinesa

 

Pato à Pequim: Famoso pato lacado (pato assado servido normalmente em fatias)

 

gastronomia chinesa

 

Dan Dan Mian: Massa chinesa temperada com carne

 

gastronomia chinesa

 

Zong-zi: Prato feito à base de arroz

 

gastronomia chinesa

 

Chop-Suey: Prato temperado com legumes e carnes

 

gastronomia chinesa

 

Gulurou: Pedaços de carne de porco em massa agridoce

 

gastronomia chinesa

 

Ficou com água na boca? Conheça a gastronomia chinesa e agrade seu paladar com a ajuda da China Vistos! Basta entrar em contato conosco e preparar-se para sua próxima viagem à China!

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Fontes: China Link Trading; Wikipedia; Tripadvisor; Getninjas.com; Minube.com

Leonardo Souza Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *