A cidade de Chengdu é o destino ideal para quem quer ver, de perto, os famosos pandas gigantes da China. Turistas de todo o mundo viajam à China com o objetivo de ver estes animais, considerados símbolo nacional, ou até mesmo segurar um filhote de panda no colo.

 

chengdu

 

Se você é uma dessas pessoas que sonha em conhecer os pandas gigantes de perto, certamente não deve perder esta oportunidade. No entanto, não só de pandas vive a cidade chinesa. Você pode aproveitar a visita e conhecer outros destinos! Confira agora tudo o que você precisa saber para conhecer a cidade ao máximo!

 

Chengdu

A cidade de Chengdu, capital da província de Sichuan, construída em torno do ano 300 A.C., localiza-se no sudoeste chinês e é uma referência na economia e cultura do país. Juntamente à Chongqing, foi utilizada para transferência de indústrias e universidades durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, o que colaborou para o status de referência nos negócios, na educação e na cultura. Por isso, a cidade, grande e com inúmeros atrativos, como Shanghai e Beijing, mas com um ritmo menos movimentado, é procurada por diversos turistas todos os anos.

 

chengdu

 

Chengdu é muito bem estruturada e possui um transporte público de qualidade. O turista que a visita pode contar com metrô, ônibus, táxis e Uber, de tal forma que, ao chegar à cidade, pode locomover-se de forma fácil e tranquila. O mesmo podemos dizer sobre as maneiras de chegar à Chengdu, uma vez que existem diversos trens e voos diretos com destino à capital de Sichuan. Existem, por exemplo, voos diretos de São Paulo a Chengdu.

Chengdu possui uma respeitada gastronomia que pode ser encontrada nos restaurantes e barracas de comida que se encontram, principalmente, no centro da cidade. A típica mistura de carnes, vegetais, caldos e ingredientes picantes são característicos dessa gastronomia. Mas, quais restaurantes são aconselháveis para visitar?

O XiaoTan DouHua é um restaurante com preço bem acessível, além de ser muito bem avaliado no Tripadvisor. O local é prestigiado por apresentar um menu chinês autêntico e seu tofu surpreende todos os turistas e viajantes. Não deixe de conhecer. O endereço do XiaoTan DouHua é: Section 12, nº 86, Xi Dajie, Chengdu, China.

 

chengdu
Foto frontal do restaurante XiaoTan DouHua

 

O Redbeard Burgers é uma ótima hamburgueria para quem sentir saudade da comida ocidental e ainda assim quer contar com um toque dos ingredientes do Oriente. Existem pratos de todas as faixas de preço e a ótima avaliação daqueles que já experimentaram dão, sem dúvida, ainda maior segurança para você que quer conhecer. O endereço do Redbeard Burgers é: nº 29, Zijing East Road, Wuhou District, Chengdu 610001, China.

 

chengdu
Lanche do RedBeard Burger

 

O FLAIR é um restaurante/bar para quem está disposto a gastar um pouco mais e para aqueles que procuram um local com uma visão privilegiada da cidade, além de um ambiente “mais animado” do que restaurantes casuais. O local tem uma pátio aberto muito bonito e muitos turistas o frequentam para conhecer os famosos coquetéis. O endereço do FLAIR é: 25/F, Ritz-Carlton Chengdu, nº 269, Shuncheng Main Street, Qingyang District.

 

chengdu
Varanda e vista do bar/restaurante FLAIR

 

O que visitar em Chengdu

Saiba agora o que fazer enquanto você estiver na cidade!

 

A Reserva dos Pandas Gigantes (Giant Panda Breeding Research Base)

Visita obrigatória em Chengdu, a Reserva dos Pandas Gigantes é uma reserva florestal, na área de Chengdu, destinada a criação, conservação, reabilitação e reprodução dos famosos ursos pandas gigantes da China. O local, que oferece aos animais um ambiente semelhante ao habitat natural, abriga cerca de 50 pandas e sua criação faz parte das iniciativas de ambientalistas chineses para salvar os pandas da extinção.

 

chengdu
Pandas relaxando na reserva de Chengdu

 

Na década de 1980, existiam apenas 1.200 ursos pandas em todo o mundo, o que motivou a entradas dos animais na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza como “espécie ameaçada”. Projetos como a Chengdu Panda Base ajudaram os ambientalistas a retirá-los da lista de “espécies ameaçadas” e incluí-los na categoria de “espécie vulnerável”.

O turista que visitar a Reserva deve estar disposto a andar e passar um bom tempo no local, pois a área é enorme e oferece diversas atividades; os visitantes podem caminhar entre as alamedas que ligam as áreas de cada urso, observar filhos brincando em um playground e até mesmo segurar um filhote por alguns minutos! Além dos pandas gigantes, há também inúmeros pandas vermelhos na Reserva. Se você pretende visitar a Reserva, saiba que encontrará um ambiente limpo, com quiosques e lanchonetes.

 

chengdu
Filhotes de panda no berçário da Reserva

 

Chengdu Panda Base fica a 40 minutos do centro de Chengdu e você pode ir e voltar de táxi. O endereço da Reserva dos Pandas Gigantes é: nº 1375, Xiongmao Avenue the Outside Northern Third Ring Road, Chenghua District, Chengdu 610081, China.

 

Monte Qingcheng

 

chengdu

 

O Monte Qingcheng, também conhecido como Monte da Cidade Verde, encontra-se há 70 quilômetros de Chengdu e é destino ideal para aqueles que desejam se afastar da movimentação agitada da cidade.

 

chengdu
Subida até o Monte Qingcheng

 

O local, um dos berços do taoismo, possui pontos de observação, templos e trilhas para o turista conectar-se com a natureza e relaxar. O endereço do Monte Qingcheng é: Qingcheng Mountain Town, Chengdu 611844, China.

 

Compras em Chengdu

Como em qualquer lugar, quando o viajante encontra-se na China, logo pensa nas vantagens de fazer compras no local. Diante disto, a melhor recomendação para esta atividade é o New Century Global Center. A construção, a maior do mundo em extensão, encontra-se na cidade de Chengdu e possui uma área de, aproximadamente, 1.8 milhôes de m²; uma maravilha da engenharia chinesa. O edifício possui um parque aquático, cinemas IMAX, uma enorme área de estacionamento, um dos maiores shoppings do mundo e inúmeras lojas de marcas internacionais. O endereço do New Century Global Center é: nº 1700, Tian Fu Bei Da Dao, Chengdu, China.

 

chengdu
Parque Aquático no interior do New Century Global Center

 

Outro local de compras super recomendado pelos turistas que visitam Chengdu é a Chunxi Road Pedestrian Street. Esse bairro é inteiramente voltado ao comércio, seja de marca ou produtos genéricos, as famosas imitações chinesas. Há quem diga que é aChunxi Road Pedestrian Street é a “25 de março de Chengdu”. A visita é recomendável durante o período noturno devido ao movimento e a beleza das luzes. O endereço da Chunxi Road Pedestrian Street é: Chunxi Road, Chengdu, China.

 

chengdu
Chunxi Street durante a noite

 

E aí, gostou do que viu da cidade de Chengdu? Ficou com vontade abraçar um panda ou fazer compras no enorme New Century Global Center? Você pode! Com a ajuda da China Vistos, você pode tirar seu visto para a China e conhecer Chengdu e suas atrações! Entre em contato conosco e te auxiliaremos com o seu visto.

 

Por Leonardo Souza Silveira

Fontes: Tripadvisor; China Discovery; Wikipedia; Travel China Guide; Qual Viagem?; China Link Trading

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *