Já se perguntou como é a cerveja na China? A cerveja, como a conhecemos hoje, foi fabricada pela primeira vez na China em 1900, quando uma cervejaria foi fundada em Harbin, a capital da província de Heilongjiang. Desde então, o país nunca olhou para trás.

 

As principais marcas de cerveja chinesa

 

Hoje, há mais de 1.500 marcas de cervejas artesanais na China, o que torna o país a principal nação mundial em sua produção e consumo.

 

cerveja

 

Se você visitar a China, não peça uma marca ocidental. Seja aventureiro! Aqui está um guia para ajudá-lo a conhecer mais sobre as cervejas chinesas e experimentá-las em sua próxima viagem!

 

Cerveja TsingTao

A Tsingtao é, atualmente, exportada para mais de 90 países em todo o mundo, por isso, provavelmente, você já tenha ouvido falar da cerveja mais popular da China.

 

cerveja

 

Produzida pela primeira vez em 1903, quando a Alemanha e a Grã-Bretanha abriram uma fábrica em Qingdao, TsingTao tornou-se um alimento básico chinês que transcendeu as drásticas mudanças do país ao longo do século passado. De acordo com o site da empresa , a primeira cerveja de Tsingtao foi, provavelmente, servida em uma luta ao vivo de kung-fu em 1904, além de ter sido também a primeira marca chinesa desse produto importada para os EUA em 1972.

 

Cerveja Snow

A Snow Beer, também conhecida como Snowflake Beer, é um produto leve, que foi fabricado pela primeira vez em 1993. Conseguiu se tornar uma séria concorrente da TsingTao em menos de uma década.

 

cerveja

 

Apesar de ser vendida principalmente na China, é a marca de cerveja mais vendida do mundo, com vendas anuais de cerca de 110 milhões de hectolitros, o suficiente para preencher 12 piscinas olímpicas com cerveja todos os dias.

A marca atualmente tem um acordo de patrocínio com a Liga Espanhola de Futebol e também é, sem surpresa, um dos principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

 

Cerveja Harbin

A mais antiga da China, criada em 1900 quando Jan Wróblewski, cidadão alemão com raízes polonesas, fundou uma cervejaria em Harbin para abastecer os russos sedentos que trabalhavam no projeto da Trans-Manchurian Railway.

 

cerveja

 

Produzida com um sabor característico europeu, a Harbin Beer conseguiu preservar o seu sabor e herança únicos durante mais de um século e não mostra sinais de paragem.

Curiosamente, a Harbin Beer também é vegana, uma vez que a empresa afirma não utilizar produtos de origem animal no processamento ou filtração de quaisquer produtos.

 

Cerveja Yanjing

A Yanjing Beer é a cerveja estatal oficial da China, uma distinção que foi concedida à cervejaria em 1995. Fundada em 1980, o nome vem do antigo nome para a capital da China e também é pioneira em Pequim, obtendo 25% de suas vendas dentro da própria cidade.

 

cerveja

 

Além de ser produzida com arroz, é também feita com água mineral encontrada a 90 metros abaixo da Montanha YanShan, localizada a norte de Pequim.

 

E aí, pronto para uma cerveja? Para planejar sua próxima viagem à China e poder experimentar essas cervejas, conte conosco!

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Alex G. Fiorotto

Fontes: Beer Hunter; TsingTao Beer; Snow Beer; Yanjing Beer; GB Times

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *