Aqui na China Vistos, você já teve a oportunidade de conhecer mais sobre a gastronomia chinesa e também descobriu as principais cervejas da China, não é mesmo? Então, que tal aprender mais um pouco sobre a China e saber quais são as bebidas típicas, as melhores e as mais exóticas da rotina dos chineses? Neste artigo você poderá explorar as bebidas chinesas, desde os tradicionais chás da cultura do país, até as bebidas alcoólicas com ingredientes exóticos. Confira abaixo!

 

bebidas chinesas

 

Bebidas Chinesas Com Álcool

A técnica da fermentação para produzir bebidas alcoólicas é um método milenar na China. A bebida alcoólica nesse país não tem como objetivo apenas a degustação, uma vez que tais bebidas são também utilizadas com fins medicinais, tais como para a circulação do sangue e a imunidade. Na China, há diversos tipos de bebidas alcoólicas, tais como: vinho de arroz chinês, cerveja, aguardente, vinho medicinal, entre outras.

 

Vinho de Arroz Chinês

Com certeza não é comum encontrarmos esse tipo de vinho aqui no Brasil. Dado o exposto, essa bebida exótica é, como pode-se ver no nome, feita a partir do arroz glutinoso. Tal bebida tem a produção parecida com a cerveja, apresentando um teor alcoólico próximo de 20%.

 

bebidas chinesas
Vinho branco servido como sobremesa.

 

Vinho Medicinal

Bebida elaborada pelos chineses, o vinho medicinal é uma das bebidas chinesas que mais merece atenção. Pois une a medicina tradicional da China à cultura de bebida dos chineses; uma mistura singular. Os chineses perceberam que o álcool é bom para a dissolução dos remédios no corpo humano. Dada essa descoberta, usam tais bebidas como mistura de remédios há mais de 2000 anos. O vinho medicinal, em algumas regiões da China, é consumido diaramente durante refeições pelos chineses. Esses vinhos são fáceis de fazer, pois necessitam de poucos ingredientes e o processo não é muito complexo.

 

Aguardente Chinês

O “Baijiu”, em mandarim, é uma das bebidas com o maior teor alcoólico da China. A bebida é destilada do sorgo e seu processo de produção é complexo e longo, com o armazenamento chegando a 1 ano. A aguardente mais conhecida, e talvez a bebida mais famosa da China, é o Moutai. O Moutai ganhou até prêmio de reconhecimento aqui no Ocidente.

bebidas chinesas

 

Huangjiu: o vinho amarelo

Uma das mais famosas bebidas chinesas, o vinho amarelo é uma bebida símbolo da cultura chinesa desde os tempos imperiais. O Huangjiu é classificado de acordo com a quantidade de açúcar e a forma de fermentação, podendo, assim, ser rotulado em diferentes tipos. O vinho amarelo é elaborado com arroz, cereais ou trigo. Além disso, leveduras e bactérias são adicionadas em seu processo. Seu teor alcoólico varia entre 15% e 25%.

 

bebidas chinesas

 

Chás

Mesmo quem não sabe muito sobre a cultura chinesa já deve ter ouvido falar que o chá é uma bebida muito presente na história e na rotina dos chineses. Apesar do Ocidente também possuir uma cultura do chá, a China tem suas singularidades quanto aos seus ingredientes e modos de preparação. O chá também é relacionado a certas ocasiões na cultura do chinês e também como tratamentos medicinais. Em suma, o chá é o símbolo das bebidas chinesas.

 

bebidas chinesas

 

Chá Vermelho (Pu-erh)

Na China, essa bebida tem fama de “devorar gorduras”. Entretanto, o chá só chega a total maturidade após 60 anos em barris. Além disso, esse chá tem propriedades conhecidas como desintoxicante, antidepressivo e facilitador digestivo.

 

bebidas chinesas

 

Chá Verde

Essa bebida chinesa contém cafeína e pode facilmente substituir o café. Além de ser aclamado por sua purificação, os chineses zelam a receita desse chá há milênios de anos. Esse chá possui propriedades importantes como retardamento do envelhecimento e fortalecimento da imunidade.

 

Chá Branco

Essa bebida é composta por folhas jovens, pois busca as folhas que ainda não sofreram oxidação. Esse chá já foi objeto de estudo da Universidade de Oregon e foi comprovado que inibe mutações genéticas, logo, evita a formação de câncer.

 

Bônus: Vinho de Cobra e Suco do Ano Novo Chinês.

 

bebidas chinesas
Vinho artesenal com uma cobra na composição do armazenamento.

 

Vinho de Cobra

O vinho de cobra, originário do Vietnã, é uma das bebidas alcoólicas mais bizarras do mundo. No entanto, esse vinho é muito consumido na Ásia, pois acredita-se que possua propriedades medicinais. A bebida é, geralmente, produzida a base de álcool de arroz e possui baixo teor alcoólico. A cobra é, muitas vezes, colocada viva dentro da garrafa e pode-se adicionar outros animais, como, por exemplo, escorpiões, lagartos, sapos e cavalos-marinho. Aqueles que consomem este vinho acreditam que a bebida possua propriedades medicinais e que, ao ingerirem o vinho de cobra, poderão adquirir a força do animal, que é símbolo de sabedoria e longevidade. Existem ocorrências de pessoas que já foram picadas por cobras armazenadas em garrafas de vinho, mesmo depois de alguns meses.

 

Suco do Ano Novo Chinês.

O Suco do Ano Novo Chinês tem excelentes propriedades, como antidepressivo e anti-stress, além de ser antioxidante. Em sua composição possui chá de jasmin, melão e hortelã.

E então, ficou curioso para experimentar as bebidas chinesas? Que tal aproveitar sua próxima viagem à China para experimentá-las? Com a ajuda da China Vistos você pode! Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Gostou deste conteúdo? Continue conosco também no Facebook!

 

Por Leonardo Souza Silveira

Fontes: Lucilia Diniz; Chá Benefícios; Wikipedia; Phoenix New Times; Agenda LX; Catraca Livre; Tripadvisor; Usa Erva; Yahoo; Magnus Mundi; Epoch Times

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *